Com a presença de Luiz Marinho, Prefeitura realiza terceiro painel do Fórum Mauá 2023/2033

Por Portal Opinião Pública 23/11/2023 - 09:38 hs
Foto: Jornal Opinião Pública
Com a presença de Luiz Marinho, Prefeitura realiza terceiro painel do Fórum Mauá 2023/2033
Com objetivo de planejar a próxima década da cidade, Fórum Mauá 2023/2033 tem contado com apoio

Iniciativa que discute o Desenvolvimento Econômico Sustentável da cidade foi realizada no Teatro Municipal na última sexta-feira 

O Teatro Municipal sediou, na última sexta-feira (17), o segundo painel do Fórum Mauá 2023/2033, ciclo de debates que visa identificar iniciativas que possam contribuir com o desenvolvimento da cidade nos próximos 10 anos. O encontro contou com a presença de convidados ilustres, entre eles o ex-prefeito de São Bernardo do Campo e atual ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, além do prefeito Marcelo Oliveira (PT), e apresentou propostas para que a cidade consiga atingir um Desenvolvimento Econômico Sustentável.

O evento foi acompanhado por autoridades, empresários, representantes da sociedade civil e também por alunos da Escola Estadual Terezinha Sartori. Secretário de Desenvolvimento Econômico de Mauá, Edilson de Paula foi o primeiro a falar no palco do teatro, ressaltando a importância de levar esse debate para que a sociedade civil tome conhecimento sobre as ações que estão sendo pensadas para o crescimento de Mauá. Além disso, ele também falou sobre projetos envolvendo a Lara e sobre investimentos da Petrobras na refinaria de Capuava. O deputado estadual, Rômulo Fernandes (PT), e o vereador e atual presidente da Câmara, Geovane Corrêa (PT), também falaram sobre o quanto a iniciativa ajudará a cidade.

Na sequência, um dos convidados do evento, o coordenador do Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo, Inovação e Conjuntura da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Jefferson José da Conceição, falou sobre os principais eixos econômicos da cidade e destacou a importância que a tecnologia terá para o desenvolvimento dos municípios, sugerindo ainda uma maior aproximação entre universidades, empresas e o Poder Público. Outro convidado do evento, o gerente de indústria da Braskem, Renato Bresciani, explicou quais têm sido os principais investimentos feitos pela empresa na cidade para tornar as ações da Braskem mais sustentáveis.

Já a bióloga, professora e coordenadora do Projeto IPH - Índice de Poluentes Hídricos da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Marta Angela Marcondes, destacou a importância do meio ambiente dentro desta equação, pontuando que os parques municipais podem ter papel fundamental no crescimento de Mauá. A convidada apontou ainda ser necessário pensar em maneiras mais sustentáveis de tratar assuntos como a canalização de rios e córregos, e ressaltou a importância de iniciativas como o tratamento de esgoto para o futuro do município.

O prefeito Marcelo Oliveira também foi convidado a discursar durante o evento e salientou as ações que a atual gestão tem executado e que vão de encontro à proposta do Fórum quanto a garantir o futuro da população.

“Nossa cidade tem dado muitos bons exemplos quando falamos em cuidar do meio ambiente. Temos 93% de coleta e 90% de tratamento de esgoto, resultados que já impactam na qualidade das águas de rios e córregos de Mauá, reduzindo o mau cheiro e devolvendo a vida. Outro exemplo é o Troca Verde, programa que lançamos no nosso mandato, que possibilita trocar 3 kg de recicláveis por kit de alimentos ou ração para cães e gatos, em datas pré-agendadas, que já ajudou a recuperar uma área que era utilizada para descarte irregular de resíduos, na divisa do Jardim Ipê e Jardim Oratório. O local recebeu mudas de árvores e plantas nativas e a comunidade, agora, dá o seu apoio para cuidar”, afirmou. “Essa é uma forma de cuidar da cidade, que fica mais limpa e bonita, e também cuidar das pessoas e seus bichinhos de estimação. Além de gerar emprego e renda, porque os recicláveis são destinados à Coopercata (Cooperativa de Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável de Mauá), envolvendo toda a sociedade”, complementou.

Por fim, o ministro Luiz Marinho elogiou a iniciativa da Prefeitura, pontuando que o planejamento de uma cidade não pode ser feito pensando-se apenas no curto prazo e durante o mandato de um gestor. “Planejar é o jeito mais fácil de concretizar e realizar. Você pode fazer ajuste no planejamento, mas seguir o planejado é a melhor maneira de conduzir uma cidade, um estado, um país e uma família. Essa iniciativa fundamental para pensar numa Mauá para as próximas gerações. Um governante que se preze não pensa na cidade apenas para o seu mandato, mas sim para todo o povo da cidade. Por isso quero parabenizar o prefeito Marcelo Oliveira, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edilson de Paula e toda a equipe”, frisou.

Logo após o evento, Oliveira e Marinho participaram de uma rápida coletiva de imprensa, onde fizeram um balanço sobre o painel. “O Fórum tem como principal objetivo pensar na cidade daqui 10 anos como uma política pública para a população. E a vinda do ministro Luiz Marinho faz abrilhantar cada vez mais (o evento), pois além de ele ser da região e ter experiência como prefeito, deputado federal e ministro, está também representando o presidente Lula, que tem ajudado nossa cidade e nossa região enviando recursos para projetos estruturantes. Hoje foi um dia especial para Mauá, com a participação da sociedade civil. E com o comprometimento de todos, com certeza, Mauá terá mais políticas públicas de qualidade para a população”, disse Oliveira.

O Fórum Mauá 2023/2033 pretende identificar iniciativas que contribuam com o desenvolvimento da cidade, levando em conta a perspectiva da política nacional, nos eixos Econômico, Social, Ambiental e Governança. O primeiro encontro foi realizado em 22 de agosto e contou com a presença do vice-presidente e presidente em exercício, na época, Geraldo Alckmin. O segundo foi em 5 de outubro e teve a participação da coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart.